DANIEL DUNCAN
ESCREVENDO
UM PILOTO DE
COMÉDIA
UMA OFICINA SOBRE COMO DESENVOLVER EPISÓDIOS DE COMÉDIA NA TEVÊ
_________________________________________________________________________________________________________________________
Este curso intensivo de quatro semanas ensinará os alunos a criar um piloto de comédia para televisão, começando pelos fundamentos da comédia e avançando até a construção de personagens, estrutura narrativa e diálogos. Utilizando exemplos práticos e exercícios colaborativos, os participantes desenvolverão habilidades essenciais para escrever um piloto envolvente e cômico. Cada semana focará em aspectos específicos do processo de escrita, culminando em um roteiro de piloto bem estruturado. Este curso não apenas fornecerá aos alunos as habilidades para escrever um piloto de comédia eficaz, mas também os preparará para as realidades do mercado e as expectativas da indústria televisiva.
Duração: 4 semanas
Dias: Quintas-feiras de Agosto: 08/08, 15/08, 22/08 e 29/08, das 19h30 às 22h. Online.
-
PRIMEIRA SEMANA: FUNDAMENTOS DA COMÉDIA
Objetivo: Introduzir os alunos aos elementos básicos da comédia, incluindo a função das piadas e como elas se integram na narrativa.
INTRODUÇÃO À COMÉDIA
- Definindo comédia e humor
- História da comédia na televisão
- Diferentes gêneros de comédia
- Estrutura serializada vs. Estrutura procedural
ESTRUTURA DAS PIADAS
- Função básica de uma piada em uma cena
- Setup e punchline (interpretação e reinterpretação)
- Análise do piloto de "Barry" (HBO)
COMO OBTER IDEIAS
- Técnicas de brainstorming: buscando premissas cômicas
- Como encontrar a comédia no cotidiano
- Apresentação de software e sites de script que serão usados na oficina
EXERCÍCIO DA SEMANA
- Criando piadas e buscando por premissas cômicas
-
SEGUNDA SEMANA: DESENVOLVIMENTO DE PERSONAGENS
Objetivo: Ensinar os alunos a criar personagens cômicos e complexos, incluindo a exploração de falhas trágicas e arcos de desenvolvimento.
CRIAÇÃO DE PERSONAGENS
- Como escolher personagens cômicos
- Personagens principais e secundários
- Personagens arquetípicos e originais
FALHA TRÁGICA E ARCOS DE PERSONAGEM
- Definindo a falha trágica
- Definindo um tema
- Falha vs. Força
- Desejo, necessidade e riscos
- Desenvolvimento e transformação do personagem
- Relacionamentos e dinâmicas entre personagens
- A importância do conflito
INTRODUÇÃO E EXPOSIÇÃO DE PERSONAGENS
- Como introduzir personagens no piloto
- Técnicas de exposição natural
- Análise do piloto de "BoJack Horseman" (Netflix)
DIÁLOGO E VOZ DO PERSONAGEM
- As características do diálogo cômico
- Definindo personagens pelo senso de humor
- Como escrever bons diálogos
EXERCÍCIO DA SEMANA
- Escrevendo uma cena com o seu personagem
-
TERCEIRA SEMANA: ESTRUTURA NARRATIVA E SUBTEXTO
Objetivo: Focar na estrutura narrativa do piloto, incluindo a criação de subtextos e como a comédia pode emergir nas cenas.
ESTRUTURA DO PILOTO
- Elementos essenciais da estrutura de um piloto
- A, B e C stories
- Estrutura de atos e outras formas de estruturação
- Definindo o tom da sua série
- Construção de mundo e ambientação na comédia
- Importância do cenário para a narrativa cômica
ARCO DE PERSONAGEM
- Planejamento do arco de transformação dos personagens
- Como a comédia pode impulsionar a transformação
SUBTEXTO NA COMÉDIA
- Definindo subtexto
- Como usar subtexto para enriquecer a estrutura de uma série
- Análise do piloto de "The Marvelous Mrs. Maisel" (Amazon)
CRIANDO COMÉDIA EM CENAS
- Construção de cenas cômicas
- Uso de ambiente e situações cômicas
REVISÃO E FEEDBACK
- Leitura e análise de cenas escritas pelos alunos
- Feedback construtivo
- Ajustes e refinamentos com base no feedback
EXERCÍCIO DA SEMANA
- Montando a escaleta da sua série
-
QUARTA SEMANA: REFINAMENTO E FINALIZAÇÃO
Objetivo: Guiar os alunos na finalização do roteiro do piloto, incluindo técnicas de revisão, polimento e como preparar o pitch.
REESCRITA E POLIMENTO
- Técnicas de revisão
- A importância das múltiplas versões
- Como fazer punch-up
PITCH E LOGLINE
- Como preparar um pitch eficaz
- Escrevendo uma logline atraente
- Simulações de pitch
PREPARAÇÃO PARA O MERCADO
- Estrutura de um pitch deck
- Considerações sobre o mercado e plataformas
- Estratégias para envio de pilotos
APRESENTAÇÃO FINAL
- Apresentação dos pilotos pelos alunos
- Feedback final do instrutor e colegas
- Próximos passos na carreira de roteirista de TV
EXERCÍCIO DA SEMANA
- Escrevendo o Piloto
Inscreva-se agora! Vagas limitadas!
-
SOBRE O PROFESSOR
-
Daniel Duncan é um roteirista e humorista brasiliense. Colaborou no desenvolvimento de sinopses, bíblias, argumentos e roteiros originais em produtoras, e foi semifinalista da 2ª Edição do LAB 51 para séries e finalista na 3ª Edição para filmes, coordenadas pela Writer's Room 51 e TDC Conteúdo. Em 2023, no Festival Serie_Lab, foi selecionado para a Doctoring Sessions e finalista na categoria Audio Series Session, recebendo o prêmio de "melhor pitching". Em 2024, foi finalista na categoria piloto de série também no Festival Serie_Lab. Como roteirista de não ficção, Daniel escreveu mais de 1.000 programas de TV, colaborando com emissoras como SBT, MTV e Eyeworks. Seu portfólio abrange esquetes, entrevistas, pautas jornalísticas, matérias de rua, criação de ações e quadros, além de merchandising editorial. Como redator publicitário, trabalhou com clientes como Neosaldina, Nume Produções e Fantástica Filmes. No cenário do humor, Daniel é presença frequente nos principais clubes e festivais de comédia do Brasil, incluindo Risorama, Risadaria e a Virada Cultural Paulista. Ele também atuou em filmes, comerciais, e lançou discos e especiais de stand-up, destacando-se especialmente em suas apresentações no canal Comedy Central